Corrimão para escada, como escolher

img_1_32_2059

O momento de definir os detalhes em uma obra passa por sutilezas que não escapam aos olhos dos mais atentos e exigentes, porém a escolha pode se tornar uma dor de cabeça se quem está construindo não tem ideia de como encontrar modelos e referências para se orientar.

Os corrimãos e os guarda-corpos de uma escada fazem parte dessa lista de miudezas de acabamento. A escolha desses itens na finalização da obra vai influenciar não só a segurança e a praticidade de quem utiliza escadas e sacadas, mas o resultado estético de elementos que ficam em evidência na área social da casa.

E qual a melhor maneira de escolher corrimão e guarda-corpo? existem normas específicas que tratam de divulgar quais são as dimensões corretas que darão equilíbrio e segurança a esses itens. O corrimão deve estar de 80 a 92 cm do chão, e o guarda-corpo deverá ter altura de no mínimo 105 cm a partir do solo. A distância mínima entre eles deve ser de 4 cm.

A regra para esses itens é extensa e nem sempre é seguida nos projetos residenciais ou outras obras particulares. Não raro a estética de uma escada acaba sendo privilegiada em detrimento das normas de segurança. Quem nunca observou uma escada sem corrimão? No entanto, mesmo para esses casos devem ser sempre levados em conta os usuários das edificações. Se na residência morarem crianças ou pessoas idosas, o melhor a fazer é seguir as normas para evitar acidentes.

A sugestão para as residências com crianças, caso o guarda-corpo seja metálico, é evitar construir perfis em linhas horizontais, pois a estrutura vai facilitar que os pequenos subam no local. Já em caso de perfis verticais, estes não podem ter espaços maiores do que 11 cm para garantir a função de proteger de quedas. De qualquer forma, o guarda-corpo pode ser projetado a partir de qualquer material, até mesmo em vidro, desde que seja o tipo laminado.

Na escolha do corrimão prefira os modelos redondos, com diâmetro de 5 cm. A medida fica confortável para a maioria das pessoas. Com relação aos materiais, aço inox, ferro, madeira e alumínio podem ser empregados.

Reprodução

Balaustras pintadas de branco deram vida à escada, contrastando com o fundo em madeira. O corrimão em cumaru manteve o tom natural.

Reprodução

Madeira e alumínio polido estruturam corrimão e vergalhões na escada feita em concreto pré-moldado com piso revestido de mármore.

Reprodução

Vidro temperado e aço inox: a dobradinha garante segurança e beleza à escada.

Reprodução

Este em uma área externa é em aço inox polido com guarda-corpo na mesma estrutura e fechamento em vidro laminado. A estrutura respeita as alturas e distâncias exigidas para garantir segurança.

Fonte: Bonde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>